Atenção
interessados em expandir conhecimentos sobre modernas tecnologias
educacionais: a Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com
inscrições abertas para um curso a distância sobre a plataforma Moodle.
Desenvolvido
e disponibilizado por especialistas do Núcleo de Educação a Distância
(NEaD) da universidade, o curso é gratuito e visa demonstrar os caminhos
para a implementação e uso das ferramentas desta plataforma
educacional.
É um conhecimento essencial para profissionais de tecnologia da informação e extremamente útil para educadores. O curso pode ser acessado pelo endereço http://goo.gl/n9NOLu .
O curso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle é mais uma ação da Unesp Aberta, que disponibiliza cursos livres online nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Para comemorar os atuais 200 mil inscritos, a Unesp avança no sentido de oferecer uma nova versão do curso, atualizada e com um diferencial: haverá certificação pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp). Este é o primeiro curso da Unesp Aberta a fornecer certificado.
Com carga horária de 100 horas, o curso será ofertado no
formato MOOC (sigla proveniente do inglês Massive Open Online Courses,
isto é, Cursos Online Abertos e Massivos). Receberá o certificado o
cursista que fizer todo o curso e atividades propostas.
“Por ser gratuita e com código aberto, essa é uma ferramenta
acessível a instituições, disciplinas e professores que queiram
ingressar na educação online ou mesmo criar um ambiente de apoio às
aulas presenciais”, explica o professor Klaus Schlünzen Junior,
coordenador do NEaD/Unesp e livre-docente em informática e educação.
“O objetivo desse curso é oferecer conhecimento teórico sobre o
Moodle 3.0, com orientações e tutoriais que auxiliarão os interessados
na sua implementação”, comenta o analista estatístico Erik Rafael Alves
Ferreira, professor autor do curso.
“Em quatro módulos, demonstraremos as configurações gerais,
personalizações, principais ferramentas e como realizar o backup de todo
o ambiente”, detalha Fabiana Aparecida Rodrigues, formada em
Processamento de Dados e especialista em Gestão de EaD, também
professora autora do curso.
“O próprio curso é oferecido por meio da plataforma Moodle, permitindo a
familiarização do cursista, que poderá usufruir dos recursos
disponíveis como aluno”, completa Soellyn Elene Bataliotti, designer
educacional do curso.
Curso: Caminhos da Escrita
A
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, em parceria
com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (CENPEC), promoverá, no início do ano letivo de 2014, o
curso Caminhos da Escrita, na
modalidade a distância, para professores(as) regentes do 5º ano (público
prioritário) e para professores(as) regentes do 4º ano. A proposta do
curso de 80h está estruturada para que o(a) participante desenvolva um
projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de
aula.
Estamos na etapa de pré-inscrição por meio do link abaixo, entre os dias 05 e 12 de fevereiro 2014.
Em breve, serão divulgados os critérios de seleção para as seiscentas vagas disponíveis.
Faça sua inscrição no link abaixo:
Palestra com Professor José Pacheco em Santa Maria
José Pacheco é Fundador da Escola da Ponte em Portugal, referência mundial de sucesso e inovação em pedagogia; Mestre em Educação da Criança, professor na Escola da Ponte com Reconhecido Notório Saber. Autor dos livros 'Contributos Para a Compreensão do Círculo de Estudo', 'Quando For Grande', 'Sozinhos na Escola', 'Cartas a Alice', 'Para Alice, Com Amor', 'Para os Filhos dos Filhos dos Nossos Filhos', 'Caminhos Para a Inclusão', 'Escola da Ponte – Formação e Transformação'.
Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em
Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da
Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é
idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador,
baseado na autonomia dos estudantes.
A Escola Básica da Ponte, popularmente referida apenas como
Escola da Ponte, é uma instituição pública de ensino, localizada em S. Tomé de
Negrelos, no Distrito do Porto, em Portugal.
Na escola da Ponte todos trabalham com todos. Nenhum aluno é
aluno de um professor só, nem um professor é professor só de alguns alunos.
Assente em valores como a solidariedade, autonomia e
responsabilidade, a escola da Ponte é hoje um marco pedagógico de diferenciação
do modelo de escola dito “tradicional”, com mais de 35 anos de história,
estudado e admirado um pouco por todo o mundo.
Inserida no sistema público de ensino, a excelência
comprovada por todas as inspecções e estudos tarda em ser aprovada e
reconhecida pelo Ministério da Educação português.
Apesar de todos os obstáculos e barreiras, é inegável que o
trabalho da equipa de professores que pensou este projecto, liderados na altura
por José Pacheco, continua e continuará a servir de inspiração a todos os que
ousam ser diferentes.
Histórico
"Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem
imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei
alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher
amada: 'Quando te vi, amei-te já muito antes...' "
Rubem Alves
A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se
fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.
Em 1976, as respostas a algumas interrogações deram origem a
profundas mudanças na organização da escola, na relação entre ela, instituição,
e os encarregados de educação dos alunos[1] e nas relações estabelecidas com
diferentes parceiros locais.
Cronologia
1976 - a instituição conta com cinco pólos escolares
(escolas primárias e jardim de infância);
1980 - inaugurado um novo edifício (tipologia: escola de
área aberta, tipo P3);
1997 - início do processo de autonomização relativamente ao
Ministério da Educação – Agrupamento de Escolas;
2001 - indicação como "Escola Básica Integrada"
(em princípio até ao 9º ano);
2005, Fevereiro – Firmado Contrato de Autonomia com o
Ministério da Educação (única instituição a ter esse estatuto, durante muitos
anos, no país);
2005-2006 - Escola Básica Integrada – até ao 9º ano de
escolaridade (3º Ciclo)
Estrutura
A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam
grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por
turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Não há salas
de aula mas sim espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Essa
subdivisão foi substituída, com vantagens, pelo trabalho em grupo heterogéneo
de alunos. Do mesmo modo, não há um professor encarregue de uma turma ou
orientador de um grupo. Em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os
orientadores educativos.
A escola está organizada por 3 núcleos:
Iniciação
Consolidação
Aprofundamento
Os orientadores estão organizados por dimensões:
Artística
Identitária
Linguística
Lógico-matemática
Naturalista
Pessoal e Social
Instrumentos pedagógicos
Definição dos Direitos e Deveres - Os alunos decidem
democraticamente, na Assembleia de Alunoa, os direitos e deveres que consideram
fundamentais para o funcionamento da escola.
Assembleia de Alunos - atividade que reúne todos os alunos,
na qual são discutidas, analisadas e votadas medidas para o dia a dia na
escola, de forma democrática, solidária, respeitando as regras e visando o bem
comum.
Comissão de Ajuda - é formada por seis alunos nomeados para
resolver os problemas mais graves colocados na Assembleia. Três desses alunos
são escolhidos pelos membros da mesa da Assembleia Geral e outros três pelos
professores. As decisões dessa Comissão guiam-se pelos direitos e deveres
definidos pelos alunos, que se comprometeram a respeitar o estabelecido.
Debate - tem caráter mais informal que as Assembleias e
acontece sempre que necessário.
Biblioteca - ocupa o espaço comum, da área aberta da Escola,
e serve como espaço de encontro e de pesquisa.
Caixinha dos Segredos - Local onde os alunos podem colocar,
por escrito, tudo aquilo que querem transmitir de forma privada.
Eu Já Sei - faz parte do objetivo de desenvolver a autonomia
dos alunos, partindo do processo de auto-avaliação. Sempre que um aluno se sente
preparado para ser avaliado, solicita a avaliação escrevendo o seu nome numa
lista. Só então esta avaliação se processa, no dia seguinte. Caso o professor
considere que o aluno não estava preparado, orienta-o no sentido de procurar
mais informação e corrigir os seus erros. Quando termina este trabalho, o aluno
solicita nova avaliação.
Eu Preciso de Ajuda - a criança é estimulada a buscar todas
as fontes possíveis de informação que estão a seu alcance antes de pedir ajuda
(pares, grupos, livros, internet). Esgotadas todas as possibilidades, o aluno
pode escrever seu nome numa das listas dispostas em diversos locais da escola.
Posteriormente, um professor organiza pequenos grupos de estudo para esclarecer
o assunto com quem tem dúvidas.
Professor Tutor - o professor tutor acompanha de perto um
grupo reduzido de alunos, dos quais monitoriza o trabalho individualmente e faz
reuniões sistemáticas uma vez por semana, mantendo também um contato direto e
frequente com os encarregados de educação.
Grupos de responsabilidade - cada aluno e os orientadores
educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Os
grupos de responsabilidade reúnem-se uma vez por semana para resolverem alguns
assuntos ou estruturarem um aspeto fundamental do dia a dia da escola. Algumas
das responsabilidades atribuídas aos grupos são:
5 R's;
Arrumação e Material Comum;
Assembleia e Comissão de Ajuda;
Biblioteca;
Terrário Jardim;
Comenius;
Computadores e Música;
Correio e Visitas na Ponte;
Datas e Eventos;
Jogos de Mesa e Recreio Bom;
Jornal;
Murais
Solidariedade;
Associação de pais
No início de cada ano letivo, são eleitos os representantes
dos Encarregados de Educação da Escola da Ponte, que organizam reuniões
semanais de debate sobre a escola. Em Portugal, a "Associação de Pais da
Escola da Ponte" é uma referência a nível nacional.
No dia 23 de Abril iniciou-se mais uma turma do curso PROINFO INTEGRADO 2013. Desejamos a todos os cursistas sucesso e êxito neste novo desafio.
Encontro de formadores
Nesta segunda feira dia 25/03/2013 realizou-se mais um encontro na cidade de Brazlândia com a equipe da GEINFE para orientações e sugestões para os formadores de 2013, saímos de lá com várias idéias proveitosas e com a certeza de que este anos será formado mais de 20 professores com o intuito de disseminar a educação digital.Encontro com o subsecretário de modernização e tecnologia Héber Maia
O NTE de Santa Maria bem como os demais NTEs do Distrito Federal esteve reunido no último dia 20/03/2013 para tratar de assuntos pertinentes as TICs nas escolas públicas. O encontro foi bem proveitoso, pois discutimos vários assuntos.
Oficina Linux Educacional na EC 01 Porto Rico
O NTE de Santa Maria esteve presente na realização de mais uma oficina Linux Educacinal na EC Porto Rico Santa Maria, nos turnos matutino e vespertino. O encontro foi muito gratificante pois tivemos uma grande número de professores com sede em utilizar mais esse recurso. O Linux Educacional 3.0 é o sistema operacional que atualmente está instalado nos laboratóios de informática das nossas escolas. O mesmo possui sugestão de softwares para se trabalhar temas transversais.
Comunicado aos professores da rede pública de ensino de Santa Maria D.F
O
NTE de Santa Maria D.F tem o prazer de informar a todos os professores
que fiquem atentos quanto a divulgação do curso PROINFO 2013, em breve
estaremos enviando as circulares para conhecimentos das escolas e
gerstores, procure a equipe gestora de sua escola e se informe. Não
deixe de participar pois estaremos com novidades.
Atenciosamente,
Equipe do NTE de Santa Maria.
Porque o pinguim é o símbolo do Linux?
Muitos alunos têm nos questionado por que um pinguim como símbolo do Linux. Trouxemos abaixo uma história do Tux.
Basta o desenho de um pingüim aparecer em qualquer lugar (site, revistas, livros, etc) para que muitas pessoas com conhecimentos de informática associem a imagem ao Linux. Também pudera, O Tux é uma figura de um pingüim que virou logotipo desse sistema operacional.
Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão Linux-Kernel estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux. Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido. Outros eram monstros ou animais agressivos (pelo menos lendariamente), como tubarões e águias. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pingüins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.
Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pingüim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um "pingüim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pingüim tivesse uma imagem simples: um pingüim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Torvalds também não achava atraente a idéia de algo agressivo, mas sim a idéia de um pingüim simpático, do tipo em que as crianças perguntam "mamãe, posso ter um desses também?". Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pingüim. Isso realmente acontece. Existem várias versões do Tux na internet.
O nome TUX
Essa é uma questão que ainda gera controvérsias, mas a versão aceitável é a de que o nome Tux veio de "tuxedo", palavra em inglês para um tipo de roupa que no Brasil é conhecido como "smoking" ou "fraque". Isso porque as cores dos pingüins lembram um ser usando esse tipo de vestimenta. No entanto, há quem afirme que o nome Tux também é usado como referência ao nome de Linus Torvalds com Unix: Torvalds UniX. Na escolha de nomes, houve outras sugestões, como Homer, em referência ao personagem Homer Simpsons da série de desenho animado The Simpsons. Essa sugestão foi dada pelo fato do Tux ser semelhante ao personagem em questão.
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