Whatsapp: CRTE 3394-9755 / UNIEB: 3901-6593

Serviços Técnicos: www.atendimento.se.df.gov.br

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vídeos educativos para o público infantil


A dica desta semana da Videoteca Central da SEDF é para a Educação Infantil. O canal da TV Escola tem agora uma programação especial, diária, voltada para as crianças: “Zero a Seis”. Os programas são veiculados em três horários diferentes: de 7h – 8h, 11h – 12h e 18h – 19 h.

Os programas exibidos são gravados e disponibilizados para empréstimo aos professores e visam contribuir para a qualidade da Educação Infantil, uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral do aluno desta faixa etária. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida ajudam a definir seu sucesso escolar e seu desenvolvimento. Sendo assim, as produções, além de intrigantes e elucidativas, devem penetrar o universo lúdico.

As Letrinhas Mágicas é uma série de animação que mostra as aventuras das cinco vogais que, em cada episódio, conhecem uma consoante e seus sons e, assim, introduzem o alfabeto para crianças pequenas. A série Harry e Toto 2 conta a história de uma lebre e uma tartaruga. A animação explica os conceitos presentes no universo infantil.

A série Louie narra a vida de um coelho que adora desenhar em companhia de sua amiga Yoko, uma joaninha que o ajuda bastante. Em cada episódio, Louie e Yoko enfrentam um problema e, para resolvê-lo, os dois amigos desenham elementos que podem ganhar movimento e tornarem-se reais. O vídeo Mais uma história apresenta cinco animais de pelúcia, mostrando como as crianças se identificam e se envolvem com o ato de contar histórias.

Para os professores atuantes na Educação Infantil e coordenadores é indicado o vídeo A invenção da infância. Este vídeo, com duração de 20 minutos, reflete sobre a situação das crianças que hoje estão tendo sua inocência ameaçada. O programa aborda também o tema da vulgarização da informação pelos meios audiovisuais e discute a forma com que a criança de hoje absorve essas informações, discutindo as consequências que isso traz para sua formação. É um bom material de estudo para a coordenação local.

Esses vídeos estão disponíveis para empréstimo na Videoteca Central da SEDF, na sala 100 da EAPE. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, nos horários de 8h – 11h, 14h – 17h e 18h – 21h. O catálogo da Videoteca Central está disponível no site da SEDF, link Profissionais da Educação, Videoteca.

Serviço:
Videoteca Central da SEDF
Local: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE)
Endereço: SGAS 907 – Sala 100
Telefone: 3901-7612

Nenhum comentário:

Postar um comentário